Xinhai
curativo de minério
home Início Soluções Processo de seleção de minério de fosfato
  • Processo de seleção de minério de fosfato

Processo de seleção de minério de fosfato

Introdução do processo

De acordo com diferentes propriedades do minério de fosfato, os métodos de beneficiamento de minério de fosfato incluem flotação, lavagem e desmineralização; reeleição, lixiviação química e beneficiamento combinado; triagem fotoelétrica, captação magnética etc., entre as quais a flotação é a aplicação de mais curativos de minério de fosfato. Processos, incluindo flotação direta, flotação reversa, flotação positiva e negativa e flotação reversa dupla.

Campo de aplicação

A linha de produção do equipamento de flotação de rocha fosfática pode ser aplicada à estrutura complexa ou diversa do minério, à complexa relação de minerais, ao tamanho de grão fino, à estreita relação entre os mosaicos, à simbiose comum e à rocha fosfática difícil de dissociar.

Introdução do processo

Processo de flotação positivo

Flotação direta é o uso de inibidores eficazes para inibir minerais de ganga, o uso de coletores para enriquecer minerais de fósforo em espuma e pode ser aplicado a rochas fosfáticas de baixo grau, incluindo apatita do tipo rocha magmática e fosfato metamórfico sedimentar. Minério de rocha

Processo de flotação reversa

É usado principalmente para a separação de rocha fosfática e dolomita. A dolomita é flutuada com um coletor de ácidos graxos em um meio fracamente alcalino e o mineral fósforo é enriquecido no tanque. A vantagem é que é alcançada a flutuação normal da temperatura e a granularidade do produto no tanque. Mais espesso é propício ao pós-processamento do produto.

Processo de flotação reversa dupla

A flotação reversa dupla é tornar a superfície do silicato carregada positivamente sob condições alcalinas e usar o coletor de ânions para conseguir a separação do mineral alvo, ou seja, primeiro flutuar a dolomita e, em seguida, silicato de flotação reversa, o produto no tanque é Para concentrados pesados, a linha pode ser operada sob temperatura normal e condições de tamanho de partículas mais grossas.

Casos

Uma mina de fosfato em Yunnan é uma rocha siliciosa de fosfato de cálcio de baixo grau com pequenas partículas, e os minerais úteis e os minerais de ganga são rígidos e difíceis de classificar. A planta de seleção original adota o processo de flotação positivo e negativo, mas apresenta defeitos de grande dose de produtos químicos e alta temperatura de flotação. Para reduzir o custo, a empresa reelegeu a Xinhai para realizar uma transformação técnica, passando no teste de dupla flutuação reversa na rocha fosfática, sob a condição de que o teor de minério é de 18,55%, obtém-se o índice de seleção do teor de concentrado acima de 40%. Os indicadores específicos são comparados da seguinte forma:

Antes e depois da transformação Processo Grau de concentrado de fósforo /% Taxa de recuperação de concentrado de fosfato /%
Antes da transformação Processo de mistura de flotação positiva e negativa 29.74 70.27
Após a transformação Processo de flotação reversa dupla 32.58 72.18

Por meio dessa transformação, o processo de flutuação com reversão dupla à temperatura ambiente é menos flutuante e mais técnico, e o princípio técnico é mais razoável. O processo não alcalino é usado e o produto químico é poluente, o que não causará danos ao meio ambiente e à produção; a temperatura normal, o custo pode ser efetivamente reduzido. Trazer benefícios econômicos para a empresa.

Fluxograma do processo

Processo de seleção de minério de fosfato

Produtos Relacionados